Publicado em: 13/05/2019

Pastoral da Sobriedade tem 26 novos agentes

Capacitação e formação ocorreram no final de semana

Os novos agentes fizeram o curso na Casa de Retiro da Copiosa Redenção Os novos agentes fizeram o curso na Casa de Retiro da Copiosa Redenção | Crédito: Pastoral da Sobriedade

Depois de um final de semana inteiro de formação e capacitação, a coordenação diocesana da Pastoral da Sobriedade comemora o envio de 26 novos agentes. Dos 30 inscritos no curso que aconteceu de 10 a 12 deste mês, 23 eram leigos e os demais religiosos, seis da Copiosa Redenção e uma da Congregação das Servas do Espírito Santo, de Ortigueira. Apenas cinco já tinham feito o curso, dois deles em Ponta Grossa. O envio dos novos agentes se deu durante a Missa da Sobriedade,  celebrada às 11h30 do domingo.

O curso de formação e capacitação para agentes e novos agentes da Pastoral da Sobriedade ocorre anualmente.“O objetivo deste anual é firmar novos agentes. Durante o ano, podem acontecer vários encontros de formação permanente”, explicou o coordenador diocesano e agente multiplicador, Claudimar Barbosa, citando que com o curso, a Pastoral dá um importante passo rumo ao fortalecimento e ampliação dos grupos de autoajuda já existentes e para a formação de novos grupos nas diversas paróquias e comunidades da diocese, que inscreveram representantes para o processo formativo.

Realizado na Casa de Retiros da Copiosa Redenção, o terceiro curso contou com a assessoria do casal Claudimar e Simone Sanson e Silva, coordenadora diocesana de Formação, ambos habilitados como multiplicadores pela Coordenação Regional Sul 2 da Pastoral da Sobriedade. Também auxiliaram no processo formativo coordenadores e agentes dos grupos da Pastoral da Sobriedade das paróquias Santo Antônio (Capela São Martinho de Lima), de Ponta Grossa, e da Paróquia Imaculada Conceição, de Carambeí. A missa de abertura, no início da noite de sexta-feira, foi celebrada pelo padre Fernando Bauwelz, da Copiosa Redenção.

No sábado, após às atividades formativas e práticas conduzidas pelo casal multiplicador, todos participaram de celebração com o bispo dom Sergio Arthur Braschi e padre Fernando. Acompanharam a missa os religiosos da Copiosa Redenção e os acolhidos da Comunidade Terapêutica Padre Wilton. Ao final, padre Fernando foi anunciado como novo assessor eclesiástico da Pastoral da Sobriedade, em substituição ao padre Luís Cesar de Oliveira, que assumiu como superior geral da Congregação dos Servos da Misericórdia da Copiosa Redenção.

A formação prosseguiu na manhã de domingo, com a vivência prática de um grupo de autoajuda da Pastoral da Sobriedade. Depois da missa das 11h30, coordenadores, agentes e novos agentes da Pastoral da Sobriedade foram solenemente enviados para o ministério nas respectivas comunidades paroquiais.

Publicado em: 13/05/2019

Pastoral da Sobriedade tem 26 novos agentes

Capacitação e formação ocorreram no final de semana

Os novos agentes fizeram o curso na Casa de Retiro da Copiosa Redenção   |   Pastoral da Sobriedade