Publicado em: 05/07/2019

Padres pensam os pilares da evangelização

Documento 109 vai embasar Assembleia Diocesana

Dom Sergio comentou os principais pontos do Documento 109 Dom Sergio comentou os principais pontos do Documento 109 | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

Entre a pauta comumente extensa das reuniões gerais do clero, a tônica deste segundo encontro do ano dos sacerdotes de toda a Diocese de Ponta Grossa ficou por conta da preparação para a Assembleia Diocesana, marcada para o dia 24 de agosto. Dom Sergio Arthur Braschi fez considerações sobre o Documento 109 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que fala das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023. A explanação do bispo serviu como ponto de partida para um trabalho em grupo realizado pelos padres, que refletiram sobre um dos quatro pilares da evangelização no Brasil nos próximos cinco anos: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Os sacerdotes foram divididos por setor e tiveram 40 minutos para a reflexão, que previa a definição de encaminhamentos práticos. Depois, cada grupo enumerou as prioridades definidas, apontando com que pastoral ou movimento se afina. Aos padres também foi perguntado o que esperam da Assembleia. “É preciso fazer um caminho longo de preparação, de envolvimento, de esclarecimento para que os delegados e os que estarão na Assembleia assumam seu papel”,  argumentou padre Joel Nalepa, coordenador diocesana da Ação Evangelizadora. “E, hoje pudemos dar mais um passo na definição das diretrizes que nortearão essa caminhada”, acrescentou.

O coordenador destacou a grande adesão do clero, das paróquias e dos movimento quanto a leitura e estudo do Documento 109. “Já foram entregues mais de mil exemplares do texto, que está sendo bem acolhido. Espero que seja bem estudado e que ilumine o caminho de preparação para a Assembleia”, destacou. A reunião do clero foi realizada nesta quinta-feira (4), na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Marina, em Ponta Grossa.

| Presépio dos Arautos inaugura dia 4   |   Padres formadores têm curso em Roma   |   Ação da Catequese coleta mil garrafas com lacres   |   Campanha quer construir escola em Quebo   |

Publicado em: 05/07/2019

Padres pensam os pilares da evangelização

Documento 109 vai embasar Assembleia Diocesana