Publicado em: 14/02/2020

Padre Osvaldo chega nesta sexta a Lábrea

Sacerdote já se encontrou com o bispo prelado, dom Santiago

Padre Osvaldo concelebrou missa com dom Santiago na quarta-feira, em Porto Velho Padre Osvaldo concelebrou missa com dom Santiago na quarta-feira, em Porto Velho | Crédito: Acervo pessoal

Padre Osvaldo Pinheiro chegaria na tarde desta sexta-feira à Prelazia de Lábrea, na Amazônia. O sacerdote embarcou na terça-feira (11) para Porto Velho (RO), onde permaneceu até quinta-feira e onde já pode se encontrar com o bispo prelado, dom frei Santiago Sànchez Sebastian, que estava reunido com outros presbíteros da região. Ao final da reunião, padre Osvaldo foi convidado para concelebrar uma missa ao lado de dom Santiago e dom Roque Paloschi, arcebispo da capital. Na sexta-feira, às 8 horas, o padre seguiria de ônibus para a sede da prelazia. O trajeto dura perto de seis horas.

No sábado, padre Osvaldo viajaria para o distrito de Belo Monte, juntamente com o padre José Nilson Santos, que também é da Diocese de Ponta Grossa, para acompanhar a posse do pároco da recém-erigida Paróquia São Francisco e São Sebastião, padre Éder Carvalho Assunção, de Guarapari, no Espírito Santo. A nova paróquia será a quinta da prelazia, agrupando territórios dos distritos de Foz do Tapauá (Tapauá) e de Belo Monte (Canutama). A região era, até então, chamada ‘área missionária’ e, a partir de agora, ganha o status de paróquia­. As duas comunidades integrarão a abrangência paroquial, São Francisco (Tapauá) e São Sebastião (Canutama). A prelazia ainda possui as paróquias de Nossa Senhora de Nazaré (Lábrea), Santo Agostinho (Pauni), São João Batista (Canutama) e Santa Rita de Cássia (Tapauá).

Padre Osvaldo passará toda a semana que vem na cidade de Canutama, ao lado de dom Santiago e do atual pároco da São João Batista, padre Severino Albino da Silva, conhecendo a realidade da paróquia. No dia 23, os dois concelebram a missa de despedida do padre Severino. O envio do padre José Nilson está marcado para o dia 27, às 19 horas, na igreja São Francisco, na Vila Falcão, em Lábrea. “Preferi chamar de ‘missa de envio’, já que, afinal, dom Santiago estará me confiando uma nova missão, um novo trabalho, uma nova paróquia”, explicou padre José Nilson.

No dia 29, padre José Nilson e o bispo prelado viajam para Canutama, quando, em 1 de marco, acontecerá a posse dos dois sacerdotes da Diocese de Ponta Grossa junto a Paróquia São João Batista. Padre Osvaldo Pinheiro assumirá como pároco, e, padre José Nilson, como vigário. A diocese auxilia a Prelazia de Lábrea, por intermédio do Projeto Igrejas-Irmãs, desde 2012. Até hoje, os sacerdotes tinham auxiliado no trabalho pastoral, respondendo por setores e coordenações diocesanas. É a primeira vez que padres da diocese assumem uma paróquia dentro da prelazia.

Publicado em: 14/02/2020

Padre Osvaldo chega nesta sexta a Lábrea

Sacerdote já se encontrou com o bispo prelado, dom Santiago

Padre Osvaldo concelebrou missa com dom Santiago na quarta-feira, em Porto Velho   |   Acervo pessoal