Publicado em: 14/02/2020

Diocese oferece formação sobre canto litúrgico

Praticamente todas as paróquias estão representadas

Padre Álvaro Nortok, coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica Padre Álvaro Nortok, coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

A Pastoral de Animação Litúrgica da Diocese de Ponta Grossa oferecerá, neste final de semana (15 e 16), uma formação de canto-litúrgico a integrantes dos ministérios de Música e Canto das paróquias. 180 pessoas estão inscritas, com representantes de praticamente todas as paróquias. O encontro abordará a escolha de um repertório litúrgico destinado às celebrações no Tempo Comum, Quaresma e na Campanha da Fraternidade. A assessoria ficará por conta do irmão Fernando Benedito Vieira, maestro, é assessor para música litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A formação será no Centro de Espiritualidade Passionista e vai iniciar na tarde de sábado, às 13h30, prosseguindo até às 21 horas. No domingo, os trabalhos recomeçam às 7h30, se encerrando com a celebração eucarística, ás 17 horas. Os temas principais dos dois dias serão ‘o Sentido Ministerial da Música Litúrgica, ‘Repertório Musical sobre o Tempo Comum – teoria e prática – ‘Partes Fixas na Celebração Eucarística’ e Salmos, informou o coordenador diocesano da Pastoral de Animação Litúrgica, padre Álvaro Nortok.

De acordo com o coordenador, não poderão ser feitas inscrições na hora. “Abrimos o edital das inscrições há dois meses, entrando em contato com todas as paróquias, as quais praticamente todas estarão presentes. Já estamos com 180 inscritos e esperamos um belo encontro diocesano”, comentou o padre, citando que a casa não comporta mais inscritos. “Para quem, por acaso, não puder participar agora, em setembro, dias 26 e 27, haverá um novo encontro em forma de escola de aprendizado e oficinas práticas para as equipes litúrgicas, leitores, comentaristas e coordenadores de coroinhas e acólitos”, adiantou.

“Que Deus abençoe e derrame muitas bênçãos sobre todas as paróquias que enviarão seus cantores e instrumentistas, e, que a alegria de celebrar com mais efetividade e amor a Liturgia seja reflexo de nossa vida orante e de intimidade com Deus”, resumia padre Álvaro.

Assessor

Irmão Fernando Vieira, S.J, é vice-presidente da Foederatio internacionalis Pueri Cantores, formado em piano pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, de Juiz de Fora (MG), e possui cursos e estágios de Regência Coral e Música Sacra e litúrgica em diversos Estados do Brasil, da Alemanha e da Áustria.

| Lives substituem reuniões de autoajuda   |   Celebrações seguem proibidas na diocese   |   Rádio Sant’Ana vai sediar Santa Missa   |   Igreja vai celebrar a Eucaristia à distância   |

Publicado em: 14/02/2020

Diocese oferece formação sobre canto litúrgico

Praticamente todas as paróquias estão representadas