Publicado em: 17/03/2020

Bispo retoma visitas pastorais

Dom Sergio irá a paróquias por toda a diocese

Dom Sergio falou com os alunos do colégio estadual da Vila Cristina Dom Sergio falou com os alunos do colégio estadual da Vila Cristina | Crédito: Ingredi Oliveira

O bispo dom Sergio Arthur Braschi passaria a semana toda em Telêmaco Borba, cidade que abre a série de cinco visitas pastorais programadas para acontecer em cinco paróquias da Diocese de Ponta Grossa. Dos dias 16 a 22 deste mês o bispo ficaria na Paróquia São Pedro e São Paulo. Na segunda-feira, dom Sergio fez sua primeira visita ao Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Militão de Souza Pereira, na Vila Cristina, onde conversou com estudantes e funcionários, cantou com os alunos do sexto, sétimo e oitavo anos, e, fez uma benção especial.

A missa de abertura oficial da visita ocorreu às 19h30, celebrada por dom Sergio, pelo pároco, padre Sílvio Mocelim, com a participação de alguns diáconos. “Serão visitas a paróquias novas ou que foram criadas e não receberam o bispo, ou ainda, às que há muito tempo não são visitadas”, justificou o bispo, dizendo que a intenção é aproveitar as ordenações diaconais, marcadas, a princípio, até outubro deste ano, e inserir algumas visitas. “Será uma agenda intensa. Não tem como fazer muitas visitas durante o ano; por isso vou priorizar as que não são visitadas há mais tempo”, comentou.

Nas paróquias, durante as visitas, o bispo passa o visto nos livros-tombo, anota que viu os registros e que estavam em ordem, põe o selo, inclusive, nas anotações sacramentais. “É um estimulo para estarem em ordem não só os livros-tombo, como os de anotações sacramentais, de Batismo, Matrimônio, Crisma, para ver se está tudo correndo direito, desde a última visita. Ao final, faço um relatório escrito ou no livro tombo ou em livro especial, no livro de visitas pastorais. Ali, constam todas as visitas, de todos os bispos”, detalhou dom Sergio.

De acordo com o bispo, além de estar celebrando com o povo e de se reunir com os integrantes dos conselhos econômico e pastoral, ele visita escolas, hospitais, empresas, indústrias, prefeitura. “O ponto central é a Eucaristia com o bispo. Procuro celebrar com o maior número de pessoas da paróquia; conhecer um pouco melhor as lideranças, idosos, enfermos, crianças e adolescentes da Catequese, que fazem muitas perguntas. Eu conto a minha história e a da minha vocação e sou sabatinado”, ressaltou dom Sergio. O bispo destacou a ida às escolas e o contato com crianças de outras religiões e as que não tem idade para estar na Catequese. “Elas chegam em casa e contam. As famílias ficam sabendo que biso está na paróquia. Ganha efeito multiplicador. É interessante”.

| ECC festeja seus 50 anos   |   Missa do Crisma reúne padres da diocese   |   Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |

Publicado em: 17/03/2020

Bispo retoma visitas pastorais

Dom Sergio irá a paróquias por toda a diocese