Publicado em: 29/05/2020

A tradição das novenas do Divino, em Castro

Bandeira do Espírito Santo vai para as ruas

As pessoas aguardam a bênção em frente as suas casas As pessoas aguardam a bênção em frente as suas casas | Crédito: Paróquia Sant’Ana/ Castro

O Catecismo da Igreja Católica ensina que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Em plenitude, pertencem a Cristo, Filho de Davi. Completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem” (n.1831). Tornam os fiéis dóceis para obedecerem prontamente às inspirações divinas. São Paulo lembra que todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus […]. Filhos e, portanto, herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (Rm 8, 14.17).

A tradição das novenas do Divino reúne, todos os anos, na Paróquia Sant’Ana, de Castro, diversos noveneiros, rezadores e cantores do Divino Espírito Santo. Com muito amor à Trindade Santa, esses fiéis levam essa adoração através da devoção à bandeira do Divino, para as casas das famílias, reunindo muitas pessoas, e, de casa em casa, rezam e se alegram, pedindo e agradecendo. Neste ano, a equipe organizadora está realizando as novenas na igreja matriz, transmitindo a celebração eucarística e a novena pela página da paróquia. As celebrações, iniciadas dia 22, prosseguem até este sábado (30) e são rezadas nas intenções das famílias noveneiras do dia.

Terminadas as celebrações, uma pequena comitiva, coordenada pelo padre Alvaro Nortok e diácono Ricardo Santos, sai às ruas, abençoando devotos e casas, levando a bandeira do Divino pelo território paroquial. São sete dias de bênçãos, que, ao lado da celebração eucarística e da novena, preparam o povo de Deus para a Solenidade de Pentecostes, celebrado no dia 31. “Está sendo um momento de muita fé e gratidão. Tem unido a paróquia”, comenta padre Alvaro, lembrando que as novenas em honra ao Divino Espírito Santo acontecem há mais de 100 anos na paróquia. “A atitude está sendo de uma Igreja em saída, indo ao encontro das famílias, com todo cuidado e respeito às normas de segurança e à vida, mas não deixando de lado essa riqueza da Igreja”. As pessoas aguardam a comitiva em frente às casas, muitas vezes, montando pequenos altares.

“Obrigada padre Alvaro pela bênção. Que o Divino Espírito Santo abençoe nossa cidade e nossas famílias”, dizia Tatiane Palharini Bueno, uma das 15 mil pessoas que visualizou o vídeo do primeiro dia da bênção, dia 23. “Que bênção! Nem mesmo o frio impede os servos de Deus a irem ao encontro do povo”, festejava Adriana Salvaro. A transmissão on line das celebrações é acompanhada, em média, por 150 paroquianos.

| Feira angaria fundos para o João XXIII   |   São João ganha ‘live arraiá’   |   Catedral ganha imagem restaurada de Sant’Ana   |   Paroquianos celebram sua padroeira   |

Publicado em: 29/05/2020

A tradição das novenas do Divino, em Castro

Bandeira do Espírito Santo vai para as ruas