Publicado em: 24/07/2020

Em Castro, Sant’Ana ganhou novena

Desde o dia 17, orações são por intenções diferentes

As comunidades são lembradas na novena. Paroquianos rezam em unidade As comunidades são lembradas na novena. Paroquianos rezam em unidade | Crédito: Paróquia Sant’Ana Castro

Em Castro, a programação festiva em honra a Senhora Sant’Ana começou já no dia 17. Até sábado (25), será celebrada novena, sempre às 19 horas, rezando por intenções diferentes: dia 17, a celebração lembrou Sant’Ana, Vó Servidora (com bênção aos idosos); dia 18, Sant’Ana, Vó nos Lares (pelas famílias); Sant’Ana, Vó Intercessora, com bênção a enfermos e aos profissionais de saúde...Perto de 200 pessoas acompanharam a transmissão on line da celebração, no primeiro dia.

Na cidade, que viveu um lockdown dos dias 17 a 20 deste mês, as celebrações estão acontecendo sem a presença de fiéis. Os paroquianos têm participado à distância. “Nossos catequizandos estão participando mesmo de longe. Em desenhos têm demonstrado a bênção que é viver em família e participar de uma comunidade”, comenta o padre Alvaro Nortok, citando o envio de ilustrações feitas por crianças dos cinco tempos da Catequese da Matriz Sant’Ana.

Ao contrário de anos anteriores em que a imagem de Sant’Ana descia de barco pelo rio Iapó, desta vez a réplica da padroeira sairá em carreata pelas ruas de Castro. Antes, às 9 horas,  uma missa solene na igreja matriz será celebrada sem a presença física de fiéis, com a participação apenas de sacerdotes, diáconos e seminaristas.  Devotos vão acompanhar a celebração através das redes sociais e ainda com transmissão pela rádio Castro (FM, faixa 95.5). No encerramento da novena, sábado (25), a celebração será presidida pelo bispo diocesano, dom Sergio Arthur Braschi. Na saída, condutores de veículos automotivos que passarem pela quadra lateral da igreja matriz, irão receber uma benção especial data destacada pela igreja como o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Ainda na sexta-feira (24), motoristas também receberam benção especial,  ao lado da matriz.

Este ano, a paróquia da Senhora Sant`Ana está na 97ª edição de sua festa. A programação gastronômica inclui espetinhos, frango assado, pastel, bolo da padroeira e o tradicional churrasco com maionese. De acordo com o padre Martinho Hartmann, pároco da matriz Sant´Ana, tem se destacado nas celebrações de novenas e missas, a grande adesão dos fiéis, que não estão podendo assistir e participar presencialmente. Temos sempre um grande número de fiéis rezando com a gente em todas as celebrações, sempre uma participação massiva, surpreendente. As pessoas estão buscando se adaptar, assim como nós padres, à essa nova realidade”, destacou.

∗ Com Renato de Oliveira

| Setor Juventude realiza ‘II Conecta’   |   ‘Colaborar com a missão é presentear Jesus’   |   Campanha da Fraternidade será ecumênica   |   Missa acolhe relíquia de São João Paulo II   |

Publicado em: 24/07/2020

Em Castro, Sant’Ana ganhou novena