Publicado em: 12/09/2020

Missa do Crisma será no feriado

Celebração marca a bênção dos santos óleos

A Missa do Crisma acontece sempre na Quinta Feira Santa A Missa do Crisma acontece sempre na Quinta Feira Santa | Crédito: Arquivo Asscom Diocese de Ponta Grossa

Também em 15 de setembro, dia de Nossa Senhora das Dores, que, na Diocese de Ponta Grossa é festejada com o título de Mãe da Divina Graça, a mãe de Jesus, a ’graça que redimiu o mundo’, será celebrada a Missa do Crisma, momento onde acontece a bênção e consagração dos santos óleos. A missa, que tradicionalmente é realizada na Quinta-Feira Santa e reúne presbíteros e diáconos de toda a diocese, acontece na Catedral Sant’Ana, às 9 horas. A celebração será transmitida pelas redes sociais da paróquia e da Diocese de Ponta Grossa.

O bispo dom Sergio Arthr Braschi vai abençoar o Óleo de Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos e sobretudo, consagrar solenemente na missa o Óleo de Crisma, o óleo mais precioso, que é usado nos sacramentos do Batismo, da Crisma, e, especialmente, na unção das mãos do padre na ordenação e do bispo, que tem sua cabeça ungida com ele. Os óleos são, posteriormente, enviados a todas as paróquias.

De acordo com o padre Alvaro Nortok, um dos cerimoniários, em função da pandemia, a celebração será mais breve. “Será a consagração dos óleos e a renovação das promessas, sem procissão de entrada, a não ser a do bispo e dos diáconos assistentes, sem a entrada solene dos óleos”, conta o sacerdote. Cada padre já se colocará no seu lugar, mantendo o distanciamento e usando máscara. A celebração penitencial do clero, que ocorre todos os anos na cripta da Catedral Sant’Ana e antecede a Missa do Crisma, também foi suprimida. E foi cancelado o almoço, que acontece costumeiramente.

Conforme o padre Joel Nalepa, coordenador diocesana da Ação Evangelizadora, foi feito o convite para todo clero. “Mas, é feriado somente em Ponta Grossa, então, é difícil ter ideia de quantos padres se farão presentes”, cita.

| Live atinge mais de 10 mil pessoas   |   Missa do Crisma será no feriado   |   Catedral faz festa pelos seus 197 anos   |   Missa online vai ‘conectar’ jovens   |

Publicado em: 12/09/2020

Missa do Crisma será no feriado

Celebração marca a bênção dos santos óleos