DIOCESE  DE  PONTA  GROSSA


SOBRE
   História
   Fundação
   Bula Pontifícia


ESTRUTURA
   Colégio Consultores
   Conselho Presbiteral
   Seminários Diocesanos
   Casas para Encontros

PASTORAL DO ADOLESCENTE


    A Pastoral de Adolescentes da Diocese de Ponta Grossa iniciou suas atividades no ano de 1980, a partir da equipe que realizava os TLC’s (Treinamento de Líderes Cristãos), e que sentiu necessidade de desenvolver um trabalho mais amplo, que abrangesse um maior número de pessoas e que pudesse mantê-las por mais tempo participando dos movimentos da Igreja e não apenas realizar somente o T.L.C.

    Então, ampliou (conforme as necessidades dos adolescentes) as suas tarefas e começou a desenvolver um trabalho de evangelização e engajamento do adolescente em suas comunidades, trabalhando diversos aspectos da espiritualidade nas suas vidas; e também criando novas atividades como torneios esportivos, trabalhos de assessorias nas paróquias, missões, fortalecimento das escolinhas de vivência, acampamentos, adorações, entre outros.

    Muitas pessoas foram de extrema importância para que a Pastoral se fortalecesse e que continuasse até os dias de hoje, seja as que participaram diretamente da coordenação diocesana, ou no trabalho em TLC’s e outros encontros, e até mesmo participando destes. É preciso destacar que foram inúmeras as vocações que surgiram ao longo da história da P.A., foram padres, irmãs, casais que descobriram ou fortaleceram a sua vocação, e assim continuaram a sua caminhada junto a Deus e à Igreja Católica.

    Nosso trabalho de evangelização só se tornou possível devido à presença constante de diretores espirituais, que sempre deram respaldo para as nossas atividades pastorais. Sacerdotes, irmãs, seminaristas passaram pela PA e deram sua contribuição ao trabalho, ajudando na estruturação e na manutenção da espiritualidade dos membros, para que assim estes pudessem ter forças e animar os adolescentes. Entre eles, um se tornou especial pela perseverança e amor que dedicou à PA em um momento em que ela havia praticamente acabado; o Frei Natalino dedicou seus últimos anos de vida na reorganização da PA, e à injeção de ânimo e belos ensinamentos àqueles que estavam à frente do movimento.

    Os anos passaram e com muito trabalho e dificuldades superadas o trabalho foi se fortalecendo, e pudemos em 2015 comemorar os 35 anos da Pastoral de Adolescentes, com uma missa de ação de graças e um baile festivo. Nesta oportunidade conseguimos reunir quase todos os ex-coordenadores da PA, vivendo um momento especial de confraternização e agradecimento a Deus por todos esses anos de trabalho.

    Na nova fase que se iniciou muitas adequações tiveram que ser feitas (e continuando sendo feita constantemente), devido ao dinamismo que é típico do adolescente e também às mudanças da sociedade na qual todos estão inseridos. Em nosso trabalho contamos sempre com um reforço muito especial dos Amigos da PA, que são adolescentes que mesmo não fazendo parte diretamente da coordenação nos auxiliam nos trabalhos que promovemos.

    E atualmente o nosso maior desafio é acompanhar as mudanças e a realidade dos adolescentes, levando a eles de maneira eficiente e adequada uma mensagem de apoio, e principalmente de amor. Amor de Deus e amor entre os irmãos.

1. Objetivos/Finalidade
    A Pastoral de Adolescentes da Diocese de Ponta Grossa tem como principal objetivo “pastorear sendo evangelho vivo, observando a realidade em que vivemos e levando os adolescentes a uma vivência cristã e a um engajamento crítico e atuante na sociedade e na Igreja, sempre sob a luz do Espírito Santo, e com muita ANIMAÇÃO”. Hoje além de tudo a Pastoral de Adolescentes ou PA é conhecida por uma pastoral receptiva e alegre no caminho cristão.

    Tentando sempre atingir os adolescentes da nossa diocese, levando estes a encontrarem Jesus e levarem uma vida mais proveitosa, sabendo superar de maneira mais tranquila as dificuldades dessa fase tão atribulada. Vem também suprir a necessidade dos adolescentes que muitas vezes terminam a Crisma, e sentem-se perdidos dentro da Igreja. Além disso, conseguimos abranger até mesmo pessoas mais velhas e até mesmo pais que se sentem acolhidos com nossos encontros e caminham conosco no meio da juventude.

2. Projetos/Ação Pastoral
    A PA, tem como principal encontro ou evento um retiro bastante conhecido que se inicia na sexta feira às 19 horas e vai até o domingo às 17 horas que é o T.L.C. (Treinamentos de Líderes Cristãos), um final de semana abençoado, alegre, espiritual e motivador onde os jovens fazem novas amizades, e principalmente recebem formação a respeito de vários assuntos relacionados à Igreja Católica e à realidade da fase da vida que eles estão passando. O T.L.C. é realizado duas vezes ao ano, e nesse ano de 2019 estamos caminhando para o 78º TLC (septuagésimo oitavo TLC) com a graça de Deus.

    A PA também realiza o Mini TLC, que é um encontro, bastante dinâmico, destinado a pré- adolescentes com idade entre 09 e 13 anos, e que tem como objetivo criar um interesse inicial desses adolescentes pela religião, e pela vivência em comunidade, o MINI TLC acontece a cada dois anos, é um retiro abençoado e dinâmico, o próximo Mini TLC acontecerá no próximo ano em 2020.

    Todos os meses, no quarto sábado, acontecem as Escolinhas de Vivências no subsolo da rádio Santana aqui mesmo em Ponta Grossa PR, que visam reunir novamente os adolescentes que já participaram do TLC e do Mini TLC ou até mesmo quem não fez nenhum retiro, tudo isso para reforçar laços de amizade criados, e também para manter e ampliar os conhecimentos que estes receberam, e também para manter viva a chama do amor de Deus no coração deles.

    A PA também realiza evento de integração dos adolescentes, para que eles sintam-se sempre animados, e que se tornem amigos pela fé. Esse evento é o Chulapa – Churrasco Legal dos Amigos da Pastoral, um churrasco sem bebidas alcoólicas, onde os amigos e até mesmo os pais se encontram para um domingo de muita carne e lazeres no geral, futebol, vôlei e uma boa confraternização.

    Além desses encontros possuímos as Adorações com os jovens, onde uma ou duas vezes ao ano sem local próprio reunimos em alguma paróquia da cidade para adorar Jesus Cristo.

    Também realizamos uma vez ao ano o AcamPA o acampamento com a Pastoral, acontece sempre no sábado e domingo e é um acampamento com dinâmicas, gincanas e principalmente oração, normalmente iniciamos o nosso ano como Pastoral com essa atividade.

    Temos as oficinas de lideranças com a PA, que é um retiro mais forte digamos assim, para jovens com no mínimo 16 anos completos, um retiro, com uma dinâmica mais real e explorando a verdadeira liderança dos jovens em suas vidas e comunidades. Normalmente acontece uma vez ao ano.

    Além disso, a Pastoral de Adolescentes juntamente com os amigos da PA promovem ações sociais, em asilos ou casa dos menores, em prol a evangelização e a realização de um ato de amor e doação ao longo do ano.

    Por fim realizamos a Renovação do TLC, esse retiro acontece semelhante ao Mini TLC a cada dois anos e só pode fazer quem já fez TLC, ele é um retiro sempre muito aguardado, pois é um reencontro pra muitos com o espirito de TLC. Esse ano de 2019 estará sendo realizado a 22° (vigésima segunda edição da Renovação). Um retiro incrível.

Coordenação Atual
Casais de Apoio:

Tiago Alessandro Prusnal
Marinez Rozas
João Henrique Brandt
Cristine Brandt

Membros:
Adeline Dalazoana
Barbara Carvalho
Bruno Gabriel Fogaça
Caroline Santos Lima
Conrado Rodrigues
Daniel José Schulmeister
Fernando Assis Zanon
Jessica Campos
Lucas Jurko
Marlon Emanuel
Matheus Martins
Paloma Lacerda
Rafaela Hilgemberg
Waléria Pendik

CONTATO

Assessor Diocesano: Frei Walter tem nos acompanhado.
Referência: Tiago A. Prusnal.
Rua: Péricles Guimarães Martins, 1250 – Jd. Maracanã.
Ponta Grossa – Pr. – CEP: 84052-470
Telefone: (42) 3225-2247/ Celular: (42) 9962-2506
Fernando Assis Zanon / E-mail: zanonff@gmail.com (42)99801-6100
Tiago A. Prunal / E-mail: tprusnal@gmail.com

A pastoral de adolescentes promove o acompanhamento através de mídias sociais. No facebook podemos encontrar a Pastoral digitando... PA Ponta Grossa.

E no instagram como @papontagrossa. Todas nossas atividades, encontros, retiros, eventos e informações vocês encontram nessas duas redes sociais.

Coordenação

PASTORAIS          




Navegue até a sua Paróquia



Cúria
Cúria
Imprensa
Clipping
Download