Publicado em: 23/09/2022

Diocese de Ponta Grossa vai enviar 25 participantes à Assembleia do Povo de Deus

Igreja discute sua caminhada a partir de hoje a noite, em Guarapuava

Em 2021, o encontro no formato híbrido e refletiu sobre ‘Iniciação à vida cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José’ Em 2021, o encontro no formato híbrido e refletiu sobre ‘Iniciação à vida cristã, Amoris Laetitia e Ano de São José’ | Crédito: Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa

A 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que inicia hoje (23) à noite, nas quatro Províncias Eclesiásticas, contará com 25 representantes da Diocese de Ponta Grossa. Pela segunda vez, o evento será realizado, simultaneamente, nas Províncias de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Ponta Grossa pertence à Província de Curitiba e participará da assembleia no Centro San Juan Diego, em Guarapuava. O início será às 18 horas desta sexta-feira e a conclusão, às 19 horas do sábado. O assessor será o arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.

Já às 20 horas de hoje, serão os integrantes da Diocese que farão a Leitura Orante na abertura das atividades. Após a apresentação dos participantes da Arquidiocese de Curitiba e das dioceses de Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória e da Metropolia e da Eparquia católicas ucranianas, que também compõe a Província – será feita a exposição de como a Diocese de Ponta Grossa está vivendo a Iniciação à Vida Cristã, assumida como prioridade das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 2, a partir dos quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Missão A avaliação foi feita junto aos representantes do Conselho Diocesano de Ação Evangelizadora (Condae). A síntese dessa avaliação da prioridade do Regional, alicerçada em algumas ações dos quatro pilares, elencados na última Assembleia do Povo de Deus, avalia como está sendo a vivência, a partir das variáveis ‘força’, ‘oportunidades’, ‘fraquezas’ e ‘ameaças’.

No sábado, o dia inicia com a Santa Missa, preparada pela equipe litúrgica da Diocese e celebrada pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Às 8h45, está prevista a avaliação do assessor, dom José Antônio Peruzzo, e a exposição do tema da Assembleia deste ano, ‘Fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana’. À tarde, trabalho em grupos ajudará na reflexão do tema. Da discussão sairá o conteúdo que será sintetizado e apresentado na plenária para, então, ser elaborada uma proposta única para a Província e Regional. A proposta será votada pelos participantes. Às 18 horas, uma missa encerará os trabalhos.

Da Diocese de Ponta Grossa estarão em Guarapuava, além do bispo Dom Sergio, padres Jaime Rossa, Joel Nalepa e Kleber Pacheco; Flávia Carla Nascimento (Catequeese), Marcos Aurélio Dias (Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão), Elian Rocha (RCC), Noelise Meister (Catequese), Ivete Mazzure (Pascom), diáconos Agostinho Basso (Conselho dos Diáconos) e Mário Cequinel (Pastoral Social), irmãs Hermelinda Ruschel (Comidi) e Edites Bet (Grupos Bíblicos), os seminaristas Jefferson Sviercoski Sanchez, Antonio Carlos dos Santos Júnior; Luiz Felipe Padilha Almeida (Liturgia); Rafael e Josélia Dias (Pastoral Familiar), Sueli Guimarães (Infância Missionária), Vanderlei de Araújo (ECC), Edina Kayano (ECC), Luciana Mainardes (Congregação Mariana), Roberto Barbosa (Conselho de Leigos), Silvana Spsila (Conselho de Leigos) e Lucas Golinki (Pastoral da Juventude)

Participação

Um dos principais objetivos da realização simultânea de Assembleia é proporcionar uma maior participação. A estimativa é que em cada província participem cerca de 200 pessoas, atingindo um total de aproximadamente 800 participantes. Quando a Assembleia é centralizada em um único lugar, a participação fica limitada a 150 pessoas.

A Assembleia está pautada na mesma temática e as questões para os trabalhos de grupo são as mesmas para as quatro províncias, que foram elaboradas, previamente, pelo Regional Sul 2 da CNBB, em diálogo com os assessores. Cada Província, a partir da Ação Evangelizadora das dioceses, organizou a Assembleia, escolhendo o local e o assessor e convocando os participantes. O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB definiu os convocados a participar: Integrarão a Assembleia os arcebispos e bispos do Paraná; os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora; os coordenadores regionais de Pastorais, Movimentos e Organismos; os representantes diocesanos do Sínodo dos Bispos; os seminaristas da etapa da configuração e os seus padres reitores.

Ainda os coordenadores diocesanos da Liturgia; os coordenadores diocesanos dos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão ; os coordenadores diocesanos da Renovação Carismática Católica; os coordenadores diocesanos de Movimentos de Espiritualidade; os coordenadores diocesanos da pastoral catequética; os coordenadores diocesanos dos Grupos Bíblicos; os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação ; os coordenadores diocesanos das escolas de formação; os coordenadores diocesanos dos diáconos permanentes; os coordenadores diocesanos de pastorais sociais; os casais coordenadores diocesanos da pastoral familiar; os coordenadores diocesanos da pastoral juvenil; os coordenadores diocesanos de visitação missionária; os coordenadores do Conselho Missionário Diocesano e os coordenadores diocesanos das Santas Missões Populares.

∗Com informações da AssCom Regional Sul 2

| Institutos Seculares se reúnem em Ponta Grossa   |   Diocese festeja a Mãe da Divina Graça   |   Igreja participa do desfile de aniversário PG   |   Diocese homenageia PG em seu aniversário   |

Publicado em: 23/09/2022

Igreja discute sua caminhada a partir de hoje a noite, em Guarapuava