Publicado em: 17/11/2021

Bispo crisma 216 jovens

Celebração aconteceu em Reserva no domingo

O bispo conferiu o sacramento da Crisma a mais de 200 jovens O bispo conferiu o sacramento da Crisma a mais de 200 jovens | Crédito: Pascom PMJ

A ParóquiaMenino Jesus, em Reserva, realizou, no último domingo (14), a crisma de 216jovens da cidade e 64 comunidades da área rural. A celebração foi presidida pelobispo Dom Sergio Arthur Braschi. Os crismandos foram divididos em trêshorários:10, 15h30 e 19 horas e, por conta da Covid-19 e as recomendaçõessanitárias, apenas pais e padrinhos estiveram presencialmente.     A Pastoral daComunicação transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária, à noite, asmissas para os outros familiares e amigos. Padre Wagner Oliveira concelebrou demanhã; à tarde, foi padre Fábio Sejanoski e, à noite, padre Rafael Moreira. Osalão paroquial foi enfeitado. Ao lado do altar foram colocadas placas de panoescritos os sete dons do Espírito Santo, conteúdo ensinado com frequência naCatequese: conselho, entendimento fortaleza, sabedoria, piedade, ciência etemor a Deus (no contexto de respeito). Cobriram a parede do fundo com tecidovermelho em alusão ao fogo do Espírito Santo. A matriz está na fase final de reforma.     Após a leiturado Evangelho de Marcos 13, 24-32, cada sacerdote listava em números os membrosdas comunidades participantes daquele horário, pedindo para ficarem em pé.‘’Agora, de modo oficial e solene, eu acolho vocês que estão de pé, pedindo aconfirmação, o desejo de ficar firmes na fé católica através do sacramento daCrisma, da unção e eu declaro que através desse sacramento vocês [crismandos]estão prontos para a vida adulta na fé’’, disse Dom Sergio Arthur Braschi.     Em seguida, comseu jeito carismático, Dom Sergio pediu para os padrinhos ficarem em pé eaconselhou. “Estão felizes com seus afilhados, sim ou não? Deve ter um sorrisoatrás dessa mascara, né? Vocês foram escolhidos por Deus e desde o início daIgreja temos esse costume de confiar o cristão mais novo com alguém maisexperiente, alguém que já tem um testemunho a dar de fé e mais do que issoforam escolhidos pelos seus afilhados. Por qual motivo? Com tanta gente nessemundo. Sete bilhões de pessoas no mundo e você foi a escolhida. Certamente tequer bem, confia, acha que você dá bom exemplo, oferece um ombro amigo, umapessoa disposta e acolhedora.  Hoje emdia é fácil com celular, partilhando a vida do afilhado e vice-versa. Estaresponsabilidade é muito bonita’’, disse o bispo, em seguida abençoando-os.     Na celebraçãonoturna, sendo a última das três e para homenagear os 216 catequizados quereceberam sacramento, 21 a mais que o ano passado, o bispo ainda cantou umtrecho em italiano da canção Fratello Sole Sorella Luna, de Claudio Baglioni. Amúsica estava sendo cantada em português pouco antes. Diferentemente de outrosanos, em que uma fila no corredor central era formada na hora da confirmação, obispo foi de banco em banco, semelhante ao que acontece na hora da Eucaristiaem tempos de pandemia. A comunhão é levada sem a pessoa sair do seu lugar.     “Agora, com a féamadurecida ao receber os dons do Espírito Santo, são acolhidos na comunidadeparoquial para viverem completamente e com plenitude a sua fé.  Terem recebido o Batismo e, agora, a Confirmação,alimentados na mesa da Eucaristia. De modo que as celebrações foram especiais emarcantes; percebia-se a emoção de Dom Sergio, na alegria de participar aqui naparóquia’’, exemplificou o vigário paroquial, padre Wagner Oliveira.        Antes deReserva, o bispo diocesano esteve nas paróquias Santa Teresinha em Ponta Grossae São Sebastião, em Ortigueira. A próxima celebração da Crisma será também emPonta Grossa, no dia 20, na Imaculada Conceição.

Publicado em: 17/11/2021

Bispo crisma 216 jovens