Publicado em: 07/04/2022

Agentes entregam sínteses sobre o Sínodo

Em tarde de louvor, Paróquia São Pedro reúne participações

A dinâmica da vela acesa: caminhar junto, aumentar a chama A dinâmica da vela acesa: caminhar junto, aumentar a chama | Crédito: Paróquia São Pedro Apóstolo

A experiência do caminhar junto, a importância de fazer a experiência com Cristo e a imprescindível disposição de exercer com amor a missão na Igreja permearam a tarde de louvor, realizada na Paróquia São Pedro Apóstolo, do Sabará, em Ponta Grossa, no último domingo (3). Movidos por muita oração e muita reflexão, os representantes das 12 comunidades puderam cantar, louvar e adorar o Santíssimo Sacramento, em momentos que foram conduzidos pelo pároco, frei Roberto Mauro Bührer, e diácono Giovane Ostachevski. Ao final, Santa Missa e a entrega das sínteses com as questões do Sínodo 2023.

Segundo Sibele Leguenza, integrante da equipe sinodal da paróquia, os próximos passos será reunir a equipe para dividir os textos com o resultado da consulta entre o pessoal, a leitura das sínteses e a elaboração do resumo paroquial, que será entregue em junho à coordenação diocesana.  \"Foi bem lindo. Povo participou de tudo, da animação, do louvor, dançando e cantando. Bonito ver juntos muitos coordenadores das Pastorais e Movimentos da paróquia”, comentou Sibele.

Já na abertura da tarde de louvor, frei Roberto falou sobre o Sínodo 2021-2023 sua importância, suas fases, datas e encontros realizados para montar as sínteses e partilhar a vivência cristã, “à qual somos chamados para ser Igreja, caminhar junto”, enfatizou o frei. Houve uma dinâmica onde se mostrava a luz da vela acesa individualmente e, o quanto sua chama crescia quando colocada junto ao Círio (Jesus), no centro. A chama tomava um tamanho muito mais vigoroso, mostrando que quando nos unimos a Cristo somos mais fortes.

Em sua pregação, o diácono Giovane ressaltou a necessidade de se fazer a experiência com Cristo. \"Muitas vezes, o padre diz algo pesado para nós e nós não aceitamos. Muitas vezes, o nosso coordenador coloca algo para nós e nós não aceitamos. São feridas, marcas, cicatrizes, aonde o próprio Senhor vem. Mas, é necessário fazer a experiência com o Mestre\", orientou, falando que nossa missão na Igreja, o nosso ministério, deve ser exercida com amor.

| Institutos Seculares se reúnem em Ponta Grossa   |   Diocese festeja a Mãe da Divina Graça   |   Igreja participa do desfile de aniversário PG   |   Diocese homenageia PG em seu aniversário   |

Publicado em: 07/04/2022

Agentes entregam sínteses sobre o Sínodo

Em tarde de louvor, Paróquia São Pedro reúne participações