Publicado em: 07/06/2022

Pentecostes festejado na Diocese

Carreata, retiros e celebrações marcaram o dia

A Santa Missa com padre Luiz encerrou o retiro em Tibagi A Santa Missa com padre Luiz encerrou o retiro em Tibagi | Crédito: AssCom Diocese de Ponta Grossa

‘Kairos’ é uma antiga palavra grega que significa ‘o momento certo’ ou ‘oportuno’.  É usada em Teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o ‘tempo de Deus’. E foi nesse espírito que aconteceram, no último domingo (5), diversas ações pela Diocese de Ponta Grossa para lembrar o Dia de Pentecostes. Carreata, retiro e o Kairos de Cura e Libertação foram alguns dos momentos, em especial, organizados pela Renovação Carismática Católica, grupos de oração e paróquias, e que reuniram mais de mil pessoas, em Ponta Grossa e Tibagi. Em todas as comunidades paroquiais o dia foi lembrado e festejado.

Idealizado pelo Grupo de Oração Imaculada juntamente com o Setor 4 da RCC Diocese, o Kairos de Cura e Libertação/ Solenidade de Pentecostes aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Núcleo Santa Paula, em Ponta Grossa, reunindo cerca de 300 pessoas. “Foi uma benção! Experimentamos a mesma unção do primeiro Pentecostes, quando os apóstolos estavam reunidos com Maria Santíssima no Cenáculo. Foi uma experiência única, que só o Espírito Santo pode nos dar”, comenta Fernando Galdino, responsável pelo Ministério da Comunicação do grupo.

De acordo com Galdino, o Kairos contou com a presença de assistidos pelas três Comunidades de Vida da Diocese - Deus Pai, Fraternidade Eucarística e Mãe do Bom Conselho - representadas também por seus fundadores Roberto Carlos Amaral, Luciano Ribas Martins e Leandro de Paula. As comunidades atendem pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Roberto, Luciano e Leandro fizeram pregações ao lado do diácono Isoil Correia e de Dionei Socorro Santos. A coordenadora diocesana da RCC, Elian Maria. Pietrochinski, também acompanhou o momento, encerrada com Santa Missa, celebrada pelo padre Wagner Oliveira da Silva. O Kairos se estendeu das 8 às 17 horas.

Programada para acabar na Paróquia Guadalulpe, uma carreata igualmente lembrou Pentecostes, no domingo. A saída foi da Paroquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora Aparecida, às 8 horas, com direito a bênção do padre Nelson Bueno. Os carros seguiram pela região, carregando a bandeira do Divino Espírito Santo. “Foi emocionante. Chegando lá, eu entrei com a bandeira do Divino, que foi recebida com muita festa pelos participantes do Kairos”, conta Elian, citando que carismáticos dos Setores de Ponta Grossa participaram da carreata, que foi proposta pela RCC Nacional. “A ideia é que aconteça todos os anos, em todas as dioceses”.

Tibagi

A Praça Edmundo Mercer, em Tibagi, sediou o I Retiro de Pentecostes, realizado pelo Grupo de Oração Peregrinos e Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com apoio da Prefeitura. Cerca de 700 pessoas acompanharam a programação. Gente vinda, além de Tibagi, de Imbaú, Reserva e Telêmaco Borba. O retiro teve a presença da pregadora Vera Casagrande, muito conhecida entre os carismáticos. Iniciou às 10 horas e encerrou com a missa celebrada pelo pároco da Nossa Senhora dos Remédios, Luiz Mirkoski, às 19 horas. Logo após, ocorreu o show com Ramon e Rafael, cantores ligados a RCC.

“O retiro foi pensado neste momento pós-pandemia, diante dessa saudade da espiritualidade, de estarmos junto, rezarmos, cantarmos em comunidade. A ideia foi proporcionar para a comunidade um momento de oração, de encontro, de partilha de vida. O momento acabou tomando uma proporção maior, tornou-se setorial e regional, com várias cidades participando e que vieram para rezar conosco. O objetivo principal foi rezar, depois, cantar, louvar, durante todo o dia”, resumia padre Luiz.

Publicado em: 07/06/2022

Pentecostes festejado na Diocese

Carreata, retiros e celebrações marcaram o dia

Tibagi