Publicado em: 05/07/2022

Dia Nacional do ECC terá missa

Paróquias são chamadas a celebrar a data dia 8

O casal falou da missa ao clero da Diocese O casal falou da missa ao clero da Diocese | Crédito: Osmar Abel Rosa

A pedido do Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em 2021, foi estabelecido 10 de julho como o Dia Nacional do ECC. A data foi definida pelo assistente eclesiástico nacional, Dom Adair José Guimarães, juntamente com a Secretaria Nacional. A data recorda o primeiro encontro idealizado pelo padre Alfonso Pastore, em Pompéia (SP), nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970. Na Diocese de Ponta Grossa, a celebração da Santa Missa de ação de graças será antecipada para a sexta-feira (8), às 19 horas, na Matriz Sant’Ana, em Castro.

De acordo com Edna Megumi Kayano, do casal coordenador diocesano, a celebração será presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi e contará com a presença dos diretores espirituais, diáconos e casais de todas as paróquias onde o ECC está implantado. “E, no dia 10 de julho, será colocada como intenção nas celebrações, o fortalecimento, a continuidade e existência deste importante serviço-escola que é o ECC, que tão bem faz às famílias”, acrescenta Edna que, ao lado do marido, Vanderlei de Araújo, esteve na reunião geral do clero da última quinta-feira, apresentando o serviço e convidando padres, religiosos-padres e diáconos para a missa celebrativa.

“Nos apresentamos como casal diocesano, falamos um pouco do serviço-escola ECC, reforçamos o convite para a missa e comentamos sobre a peregrinação da capelinha de Nossa Senhora da Vitória nas paróquias que têm o ECC implantado. Pedimos também direção espiritual no acompanhamento dos trabalhos do ECC nas comunidades. O caminhar junto com os casais acolher, aconselhar, orientar e encorajar a todos a prosseguirem no caminho do Senhor. Entregamos ainda um questionário aos padres, que tem o ECC na sua paróquia, para podermos conhecer melhor nossos diretores espirituais, entender o que conhecem sobre a dinâmica do ECC e suas expectativas para com este serviço-escola. Pedimos que nos ajudem a melhor entregar o nosso serviço-escola, sendo companheiros de caminhada e participando das atividades”, detalha.

A capela peregrina de Nossa Senhora da Vitória está visitando as comunidades da Diocese de Ponta Grossa desde o dia 23 de maio. A peregrinação prepara a realização do XXlll Congresso Nacional do ECC, que acontece em julho de 2023, em São Luiz, capital do Maranhão. Nossa Senhora da Vitória é padroeira da cidade anfitriã do congresso. A capela passará pelas 12 paróquias da Diocese onde o ECC está implantado. Há participantes do Encontro de Casais com Cristo em Castro, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Ventania, Carambeí e Guamiranga. Na Diocese de Ponta Grossa, o Encontro de Casais com Cristo existe há 22 anos.

| Enviado 1º conselho missionário da Diocese   |   Dia de São Francisco terá bênção de animais   |   Paróquias refletem sobre a Igreja em Missão   |   Assembleia fortalece a evangelização   |

Publicado em: 05/07/2022

Dia Nacional do ECC terá missa